segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Orquestras mais famosas do mundo
Dentre grupos renomados de todo o mundo, algumas orquestras têm destaque na excelência de representação da música clássica e erudita.



A palavra orquestra originou-se do grego e significa lugar escolhido para a dança, nos tempos antigos era o local onde ficavam o coro e os instrumentos musicais. Passando-se algum tempo, esse sentido se modificou e passou a ser originado como conhecemos, ou seja, sendo orquestra a união de instrumentos a músicos, com o objetivo de tocar obras musicais. Antigamente, elas tinham um número de membros menor, hoje pode ser de oitenta a cem pessoas, depende do que o maestro quer mostrar com as suas obras.

Orquestras mais famosas do mundo

Dentre as renomadas orquestras de todo o mundo, as Sinfônicas de maior destaque são:
Filarmônica de Berlim


Criada em 1882 na cidade de Berlim, conta com a presença de músicos de vários países, na Europa é uma das melhores orquestras escolhidas entre o público e seu atual maestro é Sir Simon Rattle .

Filarmônica de Nova York

Criada em 1842, a mais de quatro décadas é a orquestra sinfônica mais velha dos Estados Unidos, seu presente diretor é Alan Gilbert . Sua primeira apresentação foi no dia 7 de dezembro de 1842 e já ganhou muitos prêmios de honra.

Orquestra Real do Concertgebouw

Pertencente ao povo holandês, é considerada a melhor orquestra sinfônica do mundo, inaugurou-se em 11 de abril de 1888, sua primeira apresentação ocorreu no dia 3 de novembro de 1888 e seu presente maestro é Mariss Jansons .

No Brasil

O Brasil também apresenta orquestras de destaque:

Orquestra Sinfônica Brasileira



Encontra-se localizada na cidade maravilhosa Rio de Janeiro, e existe há praticamente setenta anos. Sua primeira apresentação foi no dia 11 de julho de 1940 e seu intuito no presente é na formação de novos talentos para a música brasileira.

Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo

Mais chamada como OSESP, uma das maiores e mais famosas orquestras da América do Sul, seu primeiro concerto ocorreu em 1954 e até hoje tem grande participação na cultura paulista.
Existem raridades que serão apreciadas para sempre, como as orquestras que fazem parte da cultura e colaboram na elaboração de um mundo melhor.




Nenhum comentário:

Postar um comentário